Quarto de Casal ColoridoO que as cores realmente significa para você e como elas funcionam?

Já pensou em aprender usar o poder das cores a seu favor?

Sim, isso mesmo, você tem dúvida sobre como usar as cores na hora de fazer uma decoração? Essa é uma dúvida de muitas pessoas e vamos te esclarecer logo pra você.

Sabemos que a cor está o tempo todo disposta na nossa presença. E fazemos uso constantemente dela em várias situações. Uma das formas mais usadas que mais podemos identificar maiores quantidades de tonalidades de cor é na nossa casa, ela está na parede, piso, janelas, móveis, roupas, objetos de uso em geral, e quando saímos de casa podemos ver as cores no carro, nas casas, no céu, nas plantas, etc. Enfim, em praticamente tudo que olhamos, a cor está presente.

O que é interessante é a forma como usamos, ás vezes até sem pensar. Tudo que vamos fazer o primeiro passo quase sempre é o mesmo: "Eu gostei mais desta cor" ou "Eu não gostei desta cor", "Achei essa cor feia", "Achei esta cor mais bonita", "Qual cor fica melhor", "Qual cor devo usar", "Qual cor devo evitar"...

Mas você sabe por que isso acontece com você e com todas as outras pessoas? É isso que vamos te mostrar com esse estudo das cores. que fizemos pra você.

Os profissionais das áreas de criação, comunicação, decoração usam a cor com muita intensidade, mas se você exerce uma função que precisa usar a cor em menos intensidade, independentes da profissão que você atua no mercado, podem identificar que as cores são bem poderosas e influencia a nossa vida o tempo todo pode perceber através das inúmeras coisas que fazemos no nosso dia a dia o quanto é importante entender sobre as cores. E em algum momento da sua vida você irá precisar conhecer sobre as cores, quem é que nunca escolheu uma roupa para vestir, uma tinta para pintar a parede, um objeto de decoração, etc. 

No decorrer deste texto você vai ter todas as respostas que você precisa. Pensando em resolver as dificuldades que podem ter, resolvi escrever este infográfico para você aprender identificar como as cores funcionam, o que ela representa pra você e para as outras pessoas. E cabe a você entender como você vai fazer para usar ela a seu favor.

Estudo das Cores

Estudo das Cores

Como eu vejo as cores no dia a dia

Essa história é bem antiga, mas ao longo dos anos, vários cientistas estudaram sobre as cores, e conseguiram observar que um feixe de luz se divide em sete cores, exatamente as cores do arco íris: vermelho, amarelo, laranja, azul, verde, violeta e anil.

7 Cores

A cor que conseguimos ver com o olho humano depende da luz e a forma como foi absorvida e da forma como é refletida na superfície. Através dos olhos vamos conseguir captar as ondas que são refletidas e depende muito do cumprimento da onda poderemos ver cores diferentes. 

Por isso, quando agente vê as cores no dia a dia, nós podemos ter sensações bem diferentes, nosso cérebro reage de acordo com a intensidade da cor que cada um de nós consegue ver.

Os três tipos de Cores: Primária, Secundária ou Terciária. Você sabe qual a diferença entre elas? 

A cor primária; vermelho, amarelo e azul

É considerada a primeira cor, a cor que a natureza nos dá

 

Cores PrimáriasVermelho: demonstra a vitalidade, energia e coragem

Amarelo: cor suave que simboliza otimismo e alegria

Azul: Cor que melhora a mente e aumenta a concentração

 

A cor secundária: verde, roxo e laranja

São formadas através da mistura de duas cores consideradas primárias

 

Cores SecundáriasVerde: cor Azul quando misturada com a cor Amarelo

Roxo: cor Azul quando misturada com a cor Vermelho

Laranja: cor Vermelho quando misturada com a cor Amarelo

 

A cor terciária: é o resultado da mistura entre uma cor primária juntamente com uma cor secundária

Cor Terciária

Todas as outras cores são consideradas terciária

Marron: mistura da cor Amarelo ou a cor Vermelho com a cor Preto

 

Cores neutras são muito usadas na decoração com o objetivo de complementar as outras cores, já que elas possuem pouco reflexo. Dentre as cores neutras podemos destacar o branco, preto, cinza, marrom, bege, palha. O branco tem luz isenta de cor, o preto tem ausência de cor. E os tons de cinza e Marrom são a mistura do branco com o preto.

 

A Roda das Cores pode ser dividida em cores quentes e cores frias, conforme abaixo. Uma combinação em excesso dessas cores pode causar confusão em uma pessoa.

Roda das Cores

 

A sua temperatura está ligada a sua capacidade de nos transmitir sentimentos, tanto quando estamos observando a cor quente ou a cor fria.

Mas como vou saber se uma cor é quente ou fria?  Fácil demais, pegue um disco cromático e divida ele na vertical, logo percebemos que temos duas divisões, o grupo das cores mais escuras são mais frias, já as cores claras são mais quentes.

 

As cores quentes são as mexem com nosso psicológico nos dando várias sensações. As cores quentes são dinâmicas, são as mais estimulantes como a luz do sol, o fogo e o calor. Passa uma energia, uma alegria e quando observadas nos dá a sensação de movimentando, parece sempre se aproximar em nossa direção. 

Também nos transmite sentimento de alegria, digno de confiança, amizade. São as cores que predominam no círculo cromático passam por misturas com a cor vermelho e amarelo, cujas cores têm qualidades positivas, excitantes, vibrantes e até mesmo bem atrevidas. As duas cores têm caráter vivo, estimulante, inquieto, e sugere muito calor, luz do sol, fogo e sangue.

 

As cores frias são as que nos tranquilizam, são suaves e calmantes. As cores frias são estáticas como o gelo, e distantes porque sempre nos dão a sensação de afastamento, se retraem e afastam em relação ao local onde estamos.  

Também nos transmite sentimento de frieza e distanciamento. São as cores que predominam no círculo cromático passam por misturas com a cor azul e verde, cujas cores têm características negativas e reservadas, porém são bem relaxantes, calma, fresca e tranquila. As duas cores sugerem caráter frio e luz da lua.  

A temperatura das cores pode variar de acordo com a combinação que deseja. Por exemplo: Amarelo é a cor mais quente, se colocarmos junto com o vermelho a temperatura diminui, apesar de estar no mesmo círculo o vermelho é mais intenso, porém se colocarmos o amarelo para combinar com o azul a temperatura fica mais quente, apesar de estar no círculo diferente o azul é menos intenso.

  

Na natureza podemos observar que encontramos cores quentes próximo de cores frias. Porém se encontramos duas cores frias no mesmo lugar, uma delas, você vai perceber que uma será com cor de mais tendência a quente que a outra.

 

As Cores neutras são: Preto, branco, cinza e variações. 

Normalmente são combinadas com as cores mais brilhantes, assim conseguem destacar o efeito da cor quente e fria. Também tem o poder de deixar mais sofisticado. O significado das cores neutras é prejudicado pelas cores que as contornam, independente de ser quente ou fria.

 

Exemplos de Cores 

Importante saber:

A temperatura das cores sempre poderá ser modificada pelas cores ao seu lado, dando a elas uma sensação diferente. A cor neutra pode ser caracterizada como cor quente ou fria, independente da cor que estiver ao seu lado.

As pessoas confundem muito quando o assunto é temperatura de cor. Sua temperatura não está relacionada ao ambiente ou nosso corporal. Refere a nossa percepção, nossa sensação da COR, nossa maneira de escolher ou analisar a cor para a parede ou para o objeto decorativo.

Mas Afinal, por que todo mundo quer saber sobre Harmonia das cores? Dá uma olhada na imagem abaixo, não parece harmônica?

Decoração Colorida

Para você conseguir um visual bonito você precisa deixar as cores em harmonia. Você escolhe o que deseja criar e qual seu objetivo principal, depois basta escolher a cor de forma mais eficiente, porém com mais facilidade para deixar tudo mais aconchegante.

Para saber mais sobre harmonia das cores, baixe nosso ebook grátis, clicando aqui

 

Cores Complementares e as Cores Complementares divididas:

Cores Complementares

Cor Complementar

A complementar da primária é sempre uma cor secundária e está sempre no lado direto e oposto a cor escolhida, ambas tem uma característica, quando combinadas uma com outra dá mais contraste. 

Veja os três exemplos traçando a linha: cor vermelho com verde, amarelo com violeta e azul com laranja.

 

Cor Complementar dividida

Você vai pegar a cor que é a variável da cor complementar e que também tem boa harmonia. São as cores de contraste que ficam do lado, no entanto elas são mais suaves que a cor complementar direta.

 

Cores Analógicas, Analógica Complementar e Analógica Relacionada:

Cores Analógicas

Cores Analógicas

Você pega três cores consecutivas, porém são vizinhas no círculo.

As cores são de qualquer lado do círculo, por isso são cores de pouco contraste entre elas. É basicamente uma cor primária e duas que ficam ao seu lado.

 

Analógicas mais uma Complementar

Você pega três cores uma AL lado da outra e mais a sua complementar. Como você pega cor do lado oposto a combinação passa a ter contraste.

 

Analógicas Relacionadas

Você escolhe duas cores uma do lado da outra, depois você pula a terceira cor, tanto faz para a direita como esquerda e pega a cor seguinte. A escolha também dá bastante contraste.

Cores Intercaladas   Cores Triádicas
Você escolhe três cores no círculo cromático, mas de forma intercalada, pega a primeira pula uma e pega a próxima. Dá um ótimo contraste porém é bem mais difícil de ser usadas.   Você pega três cores dentro do círculo cromático com a mesma distância, dá um contraste muito bom e bem rico em termos de cores.

 

Cores Tetrádicas   Cores em Quadrado
Você pega duas cores uma do lado da outra e segue em lado oposto pegando mais duas cores formando um retângulo. Essa variação tem bastante contraste e muita possibilidade de combinação entre elas.   Você pode formar um quadrado dentro do círculo cromático. Independente onde começar, as cores vão sempre estar dispostas numa mesma distância. 

 

Monocromia

Você escolhe uma cor, após alterar sua tonalidade, você muda também a sua saturação e brilho. Essa combinação tem efeito degrade, possui pouco contraste, mas cria um visual bem agradável.

  Monocromia das Cores

 

Por que você precisa saber sobre Contraste das cores antes de fazer sua decoração?

Sabemos que o elemento mais poderoso no design é o Contraste. 

Ele pode variar entre ser claro para escuro ou de escuro para claro de acordo com a intensidade, a tonalidade e a luminosidade de cada uma das cores. 

Temos um Contraste quando as cores se intensificam entre elas.  

Exemplo: Você pega uma Cor complementar juntamente com uma cor do lado oposto. Agora faça uma linha vertical. Pronto, encontramos o maior contraste entre uma determinada cor e a sua cor complementar.

Essa é a forma com que as cores se relacionam, você pode agora escolher se deseja fazer sua decoração com o maior ou menor contraste de cores.

Percebeu como as cores são bastante poderosa e como podem influenciar nas inúmeras coisas que fazemos no nosso dia a dia. Você pode também 

Contraste das Cores

Saiba que a percepção de cores é diferente entre homens e mulheres

O que pode ser um simples roxo para os homens, pode ser púrpura, ameixa, uva, berinjela, orquídea, ou alguma outra variação para as mulheres.

Variação de Cores

Preferência de Cores entre Homens e Mulheres

Um estudo feito em 2003 por Joe Hallock, comparou as preferências de cores em 22 países ao redor do mundo. Veja os resultados:

Cores Favoritas

Escolhi este tema para abordar “como as cores funcionam” e “como elas se relacionam” por considerar um fato muito importante pra você mesmo. Através deste estudo das cores você pode criar uma decoração bem mais agradável, que tem o poder de transmitir a verdadeira mensagem que queremos para nosso ambiente.

Quer mais uma dica importante: Não fique preso, use sua criatividade, senso crítico e crie. Agora que já fiz uma abordagem bem ampla, explore bem as cores, use e abuse do poder das cores a seu favor.

Imagens coloridas para inspirar, perceba o poder das cores em diferentes situações:

Cabelo Colorido Pizza Colorida Almofada Colorida
Colar Colorido Unha Colorida Papel Contact Colorido
Bala Colorida Bolo Colorido Casamento Colorido
Sala Colorida Quarto Colorido Rosas Coloridas

Então é isso, fique atento ao blog para acompanhar as novidades que reservamos pra você.

E se você gostou, por favor, deixe seu comentário abaixo, sua opinião é muito importante pra mim.

Se esse texto foi útil pra você, compartilhe com seus amigos.

Um abraço e até a próxima.